sábado, 17 de abril de 2010

Trinta razões para utilizar o VirtualBox em seu desktop, notebook ou servidor de desenvolvimento como virtualizador

[VirtualBox256.png]  Bom, que o VMware ESXi e o Xen Hypervisor, são hoje uma das melhores soluções de virtualização existentes para servidores, nisto não há discussão. Porém, quando a questão é instalar em seu desktop, notebook ou mesmo em um pequeno servidor de desenvolvimento, surge a dúvida sobre a escolha de um virtualizador, que ao mesmo tempo não mate a maquina host, tenha uma boa performance nos guests em execução, não seja pobre em recursos, e ao mesmo tempo tenha uma certa portabilidade, estabilidade e seja preferencialmente freeware e / ou open source.

  A principio parece que o VMware server é a escolha mais obvia, afinal ele não tem as mesmas exigências de hardware do ESXi e Xen, possui excelente desempenho nas maquinas virtuais, roda nas plataformas Windows e Linux, possui os principais recursos necessários em softwares do tipo, e possui uma facilidade nata de se exportar as maquinas virtuais para o ESXi caso se deseje coloca-las em produção no futuro, não possui seu código aberto, mas ainda assim é gratuito.

  Porem nem tudo é perfeito, infelizmente devido aos serviços de VMnetworking, acabam deixando a maquina host extremamente lenta, em especial no boot da mesma, o que é muito desagradável principalmente quando se trata de um notebook. O problema se torna mais incomodo ainda, quando o recurso de virtualização é pouco utilizado, e o usuário acaba com o ônus de ter um serviço pesado rodando na maquina o tempo todo. Mesmo o VMware Workstation sofre com esta deficiência, embora seja um pouco mais leve que o Server por não possuir o serviço de gerenciamento a partir da rede, porem possui a desvantagem de ser um software pago.

  O VMware Player é bem mais leve que seus dois irmãos maiores e possui também excelente performance nos guests, porém devido aos cortes de funcionalidades impostos pela VMware, o tornaram extremamente pobre de recursos, sendo necessário importar maquinas virtuais do VM Server / Workstation, ou utilizar utilitários de terceiros. Tudo isso acabou por tornar seu uso muito pouco prático, a menos que se deseje utilizar sempre uma unica maquina virtual, sem a necessidade de futuras alterações.

  Também chama atenção o VirtualPC, fornecido gratuitamente pela Microsoft. Inicialmente o VirtualPC da a impressão de ser mais leve que os demais softwares do tipo, porém logo se nota que isto se traduz em direta baixa performance na execução dos guests. Em todos os cenários testados o VirtualPC apresentou o pior desempenho, ficando atraz, dos VMwares e do VirtualBox. O unico caso em que se sai melhor é quando comparado diretamente com o QEMU, mais neste caso a comparação não é justa, já que este como o próprio nome diz é um emulador não um virtualizador, sendo seu principal objetivo executar binários de PC em outras plataformas (da pra rodar Windows XP em um PlayStation com o QEMU, por exemplo).

  Se já não bastasse o problema do baixo desempenho, o VirtualPC ainda sofre de graves deficiências. Como já era de ser esperar ele não suporta maquinas hosts de outras plataformas que não sejam Windows ou Mac. Além disso o suporte a maquinas guests Linux é muito pobre, suportando apenas algumas distribuições comerciais (OpenSUSE e RedHat). Devido a todos estes problemas é um dos softwares do tipo que estão no final da minha lista, utilizaria só por falta de opção e apenas para executar Windows e nada mais. Vale lembrar também que a integração (importação / exportação) como outros softwares de virtualização que não seja o Microsoft Hyper-V, não é trivial.

  Por ultimo, vou citar o VirtualBox, também fornecido gratuitamente pela Sun. No passado, durante as versões 1.x até 2.x, tive diversos problemas com o VirtualBox, que iam desde erros na instalação a falhas de estabilidade, que me levaram na época a optar pelo VMserver sem pestanejar. Felizmente porem, a partir da versão 3 o produto amadureceu muito, se tornando uma das melhores alternativas existentes hoje. Diversas foram as razões que me levaram a utiliza-lo desde então tanto em meu PC como em meu note, bem como recomenda-lo a clientes como alternativa ao VMserver para desenvolvimento.

  Embora o VMware Server ainda seja mais robusto, o VirtualBox cresceu muito em termos desempenho, estabilidade e riqueza de recursos. Possui funcionalidades muito interessantes como o modo SeamLess, o melhor suporte multi plataforma entre os produtos do gênero, uma facilidade enorme de se converter os discos virtuais para outros softwares de virtualização e o principal: Uma CLI muito poderosa, que permite acesso, customização e scripts a todos os recursos disponiveis no sistema. Em fim, foram tantas os recursos que chamaram a atenção, que achei mais simples enumera-los em um lista, ao invés de continuar descrevendo-os.

Trinta razões para utilizar o VirtualBox em seu desktop, notebook ou servidor de desenvolvimento como virtualizador:

1 - Baixa utilização recursos maquina host e Excelente relação de desempenho nas maquinas guests
2 - Suporte aceleração de video OpenGL e Direct 3D nas maquinas guests
3 - Maior suporte multi plataforma existente para maquinas hosts (Windows, Linux, Mac, Solaris, BSD, etc)
4 - Maior suporte multi plataforma existente maquinas guests (Windows, Linux, Solaris, BSD, DOS, OS/2, Netware, etc)
5 - Pacote de software / drivers para otimização desempenho e funcionalidade na maquina host para diversos sistemas operacionais
6 - OpenSource / Disponível com licença GNU/GPL (facilita portabilidades futuras)
7 - Instalação e atualização direta via apt-get em hosts Linux
8 - Converte / importa / exporta maquinas virtuais com os principais softwares de virtualização (VMware / VirtualPC / QEMU / RAW / etc)
9 - Importa / Exporta Virtual Appliances
10 - Importa facilmente maquinas físicas através de utilitários raw, sem a necessidade de pré-instalação de softwares ou drivers
11 - Totalmente gerenciável através de linha de comando, não sendo sequer necessário estar com o ambiente gráfico instalado para instala-lo na maquina ou utiliza-lo como servidor
12 - Servidor RDP, permite total acesso as maquinas guests via RDP, sem a necessidade de instalar qualquer software client, bastando ter apenas o Remote Desktop, independente da plataforma de ambos (Suporte inclusive a DOS via RDP, Gnome, etc)
13 - Modo SeamLess, permite exportar para a maquina host, apenas a tela da aplicação que está em execução
14 - Modo HeadLess, permite iniciar / finalizar as maquinas virtuais através de scripts ou serviço do Windows, sem a necessidade de exportar a console local / RDP ou ter intervenção humana / usuário
15 - Modo GUI, possui interface gráfica amigável e de simples utilização com acesso direto aos principais recursos do software
16 - Ajuste dinâmico em tempo real da resolução na máquina guest de acordo com o tamanho da janela ou tela cheia na maquina host
17 - Possui redes virtuais customizáveis (Bridge / NAT / Host / Internal), sem a necessidade de pesados serviços rodando full time na maquina host (como no caso do VMware Server)
18 - Recurso de Snapshot, permite criar pontos de restauração na maquina virtual (Excelente para Developping)
19 - Suprte a processadores de 32 / 64 Bits
20 - Suporte aos recursos Intel VT-x e AMD-v, sem ter seu uso obrigatório (VirtualPC a partir da versão 7 só roda em CPUs com este suporte)
21 - Shared Folders entre a maquina host e a maquina guest
22 - Habilidade de gravar toda execução da maquina virtual em video mpeg (Excelente para treinamento)
23 - Possui interface gráfica em diversos idiomas, inclusive em português do Brasil
24 - Suporte a interface USB, inclusive via Remote Desktop
25 - Suporte a serial ports, físico ou redirecionado a arquivos
26 - Suporte a discos Sata / iSCSI nos guests
27 - Emulação de AC97 / Soundblaster 16, permite gerar o áudio local no servidor ou remotamente
28 - Acesso as maquinas virtuais a nivel de usuário. Cada usuário gerencia seus guests no servidor, sem interferir com as VMs dos demais
29 - Modulo HTTP opcional, permite gerenciar o VirtualBox a partir da web
30 - Permite habilitar autenticação e criptografia adicional via RDP prevenindo acessos remotos indesejados a sistemas sem autenticação (Ex.: DOS, etc)

   Poderia continuar enumerando mais caracteristicas do software, porem estes foram os principais motivos que me levaram a utiliza-lo como meu atual virtualizador pessoal. Espero que seja útil a ajuda-lo a decidir sobre qual software utilizar na próxima vez que for necessário optar por uma ferramenta de virtualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails