quinta-feira, 8 de abril de 2010

Instalando e ativando o Remote Desktop no Windows XP Home Edition


Para executar o Remote Desktop Services (componente servidor) no Windows XP Home Edition, o sistema operacional deve primeiramente reconhecer-se como o Windows XP Professional. Para fazer isso, siga o guia para converter Windows XP Home para o Windows XP Professional.

Confirme antes se o Windows XP realmente se reconhece como edição Professional indo para Propriedades do sistema, com um clique direito em "Meu Computador" e selecione "Propriedades".



Feito isto, baixe e instale DevCon (link para download direto devcon.exe), um utilitário de linha de comando como alternativa ao Gerenciador de Dispositivos.

devcon.exe é um executável auto-extrator. Execute "devcon.exe" e escolha uma pasta para descompactar o conteúdo. Serão criadas duas pastas dentro do caminho selecionado - i386 e ia64.


Abra uma janela do prompt de comando (CMD), e a pasta i386 extraídos por DevCon. Em seguida, execute o seguinte comando para reinstalar o driver RDPDR:



devcon.exe -r install %windir%\inf\machine.inf root\rdpdr

Reinicie o computador após a execução do comando.

Nesta fase, o Windows XP ainda não tem as configurações de registro necessárias para executar o Terminal Services. Para instalar e ativar os Serviços de Terminal no Windows XP,  baixar e executar o script em lotes enable_tsxp.bat que irá criar um arquivo .reg para mesclar os Serviços de Terminal valores necessários para registro e bootlog. É necessário re-iniciar após a correção do registro.


Após a reinicialização, o Terminal Services está em execução e pronto para aceitar conexões de RDP. Para verificar o Terminal Services está atualmente em execução, vá ao Painel de Controle -> Ferramentas doAdministrador -> Serviços, e localizar o "Terminal Services" de entrada. Se o serviço não for iniciado, inicie-o manualmente. Certifique-se de garantir que a porta 3389 (a porta padrão para o Remote Desktop) é aberta no firewall.


Às vezes, pode ser útil substituir o Termsrv.dll por uma versão patcheada que permite sessões múltiplas RDC de usuários sendo bom também é bom para o teste, permitindo desktop remoto conectar a localhost.

Note que as configurações do Registro habilitam o recurso de logon automático, onde o sistema fará auto-login de administrador no console local em cada inicialização do sistema sem pedir senha, nem permitindo que o usuário selecione a conta para fazer logon. Para desabilitar esse recurso, execute o Editor do Registro (regedit) e navegue até a seguinte chave do Registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon

Altere os dados do valor para "AutoAdminLogin" de "1" para "0".



Traduzido de My Digital Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails