quinta-feira, 22 de julho de 2010

HDbaseT: o fim do HDMI!


Um grupo de fabricantes de produtos eletrônicos se reuniram e finalizaram as especificações de um novo padrão de cabo A/V. Ele se chama HDBaseT e é baseado no padrão Cat5e/Cat6 - semelhante aos cabos Ethernet, o que significa que poderemos pagar menos pelos nossos cabos do home theater.
Você já conectou um cabo de rede no seu PC? Então imagine se fosse possível usar o mesmo tipo de cabo para transmitir imagem e vídeo para a sua TV. O propósito do HDbaseT e o funcionamento é exatamente esse. O usuário não precisa investir em um novo cabo, aliás, pode economizar e comprar um cabo de até cem metros para assistir aos vídeos favoritos.
Com o apoio e a ajuda tecnológica da Samsung, LG e Sony, a Valens Semiconductor (empresa responsável pelo padrão) está dando os primeiros passos na criação e implementação desta nova tecnologia. Possivelmente os produtos atuais com conexão para rede não vão ser compatíveis com o HDbaseT, isso porque quaisquer aparelhos já existentes usam a porta LAN para conectar-se a uma rede.
Na realidade em alguns aspectos ele até empata com o HDMI, mas levando em consideração todos os benefícios do novo padrão, não há como duvidar da possível dominação no mercado dos eletrônicos.
Espera-se que o padrão seja adotado já em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails