domingo, 6 de dezembro de 2009

Google lança serviço gratuito e aberto de DNS

O Google lançou nesta quinta-feira o serviço Public DNS, que permite aos usuários da internet trocar os números de servidor DNS (Domain Name Service) dos seus provedores de internet para valores fornecidos pelo buscador.

O intuito ao fazer isso é tornar, de acordo com o Google, a navegação na web mais rápida e segura. "Nossas pesquisas mostraram que velocidade importa para os internautas, então nos últimos meses nossos engenheiros fizeram melhorias no nosso sistema de DNS público para tornar a navegação mais rápida, segura e confiável", escreveu Prem Ramaswami, gerente de produto do Google, no blog da companhia.

O DNS converte os endereços dos sites (como www.google.com) para os números de endereçamento IP (Internet Protocol), como 74.125.45.100, usados pelos computadores para se comunicar uns com os outros. O Google Public DNS vai concorrer com o serviço de DNS fornecido pelos provedores de acesso à internet e com o OpenDNS.

O Google criou um site com informações para quem estiver interessado em migrar para seu sistema de DNS. O endereço, em inglês, é http://code.google.com/speed/public-dns/docs/using.html.

[ Fonte: Zumo Notícias - Terra ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails